3 Mitos e verdades sobre a nuvem
Conheça alguns dos mitos e verdades sobre a computação na nuvem.

Conheça alguns dos mitos e verdades sobre a computação na nuvem.

Você já deve ter notado, que a aplicação do cloud computing está crescendo, isso porque a computação em nuvem é capaz de beneficiar muitos usuários como já mencionamos aqui, e hoje qualquer processo pode ser levado para a cloud. Mas o que ainda ocorre com certa frequência é a relutância de algumas organizações em aderir ou não algum serviço em nuvem. Por isso, vamos esclarecer alguns mitos bem comuns que surgirão com o advento da nuvem e que podem impedir a adesão de algumas empresas.

1º Mito – A nuvem não é segura

Ainda muito comum é o pensamento de que a cloud não é segura e nem confiável, o fato é que muitas falhas de segurança ocorrem principalmente em infraestruturas e ambientes próprios da empresa, pois grande parte das empresas acreditam que a segurança está diretamente relacionada ao controle, em outras palavras, se consigo ver, ele está seguro.

Nem sempre este é o caso, quando se busca um provedor de serviços em nuvem, você ou o responsável pelo TI, deve levar em conta alguns aspectos importantes que podem assegurar a segurança da nuvem contratada, como por exemplo a segurança física dos datacenters onde seus dados ficarão hospedados.

2º Mito – Nuvem não serve para setores públicos

Suportando diferentes cargas de trabalho, a nuvem pode ser aplicada inclusive em setores públicos que demandam mais flexibilidade e disponibilidade dos serviços. Em alguns casos nem tudo precisa ser levado para nuvem, a adoção pode ser feita gradualmente, algo importante para organizações que lidam com informações críticas.

O que é fundamental é a tarefa de mapear o que deve e o que não deve ser levado para nuvem, o que pode contribuir para isso é a chamada nuvem hibrida (conheça um pouco mais aqui) que mescla recursos de nuvem pública e privada.

3º Mito – Cloud = Datacenter

Para esclarecer, Cloud Computing não é exatamente o mesmo que Datacenter, aqui estão algumas diferenças:

– Um Datacenter pode estar localizado dentro ou fora da empresa, enquanto a nuvem está em datacenters espalhados por diversos locais para armazenar a informações, por isso o conceito “Nuvem”, pois os dados podem ser armazenados e replicados pelo mundo todo.

– A flexibilidade é mais uma diferença, um datacenter dedicado não é tão flexível quando a nuvem, que pode solucionar o problema de escalabilidade de algumas empresas rapidamente.

– A flexibilidade leva a outra diferença entre o Datacenter e a nuvem, o Custo. Caso precise aumentar a estrutura de seu Datacenter o investimento realmente será maior, com software, equipamento e profissionais, diferentemente da nuvem que reduz esse custo drasticamente.

Estes são apenas alguns dos mitos mais comuns que surgiram com o avanço da utilização do cloud computing, e que infelizmente impedem algumas empresas de adotar algum serviço em nuvem. Se quiser saber mais sobre as vantagens que a nuvem pode oferecer a sua empresa, confira esse post e acompanhe o blog para ter acesso a muitas novidades e informações.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone
 

Comentarios do Facebook

 
 

Sobre o Original é Melhor

Somos apaixonados por software! Acreditamos na tecnologia como instrumento catalizador da transformação que, quando corretamente aplicada, pode transformar por completo empresas e fazer as pessoas viverem muito melhor. Todo o conteúdo deste Blog é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).