Entendendo o Wanna Cry Ransomware

Entendendo o Wanna Cry Ransomware

 

Se você ainda não o conhecia, o Ransomware deixou bem claro nos últimos dias, o que é e também do que é capaz.

Esse tipo de malware sequestra as informações do usuário, e só é possível ter as informações de volta com uma chave privada, que só é fornecida com o pagamento de um “resgate”, feito quase sempre em bitcoins.

Mas especificamente o ransomware Wanna Cry, ganhou as manchetes nos últimos dias, por ser o responsável por afetar as operações de empresas em mais de 99 países, e acredite, qualquer empresa pode ser o alvo desse malware.

Como ele funciona?

O Wanna Cry utilizou uma vulnerabilidade no sistema operacional Windows da Microsoft para atingir computadores e redes pelo mundo todo, inclusive aqui no Brasil, paralisou inclusive sistemas essenciais, como a Previdência Social.

O que tornou o cibercrime algo sem precedentes foi que os hackers combinaram o WannaCry com um outro tipo de Vírus, para se replicar rapidamente e se espalhar automaticamente por redes inteiras de computadores.

A falta de atualização desses sistemas operacionais foi um dos agravantes para que o ataque atingisse essa magnitude, o que ficou como um alerta aos usuários, que não buscam a atualização do sistema, o deixando vulnerável a este tipo de ataque.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone
 

Comentarios do Facebook

 
 

Sobre o Original é Melhor

Somos apaixonados por software! Acreditamos na tecnologia como instrumento catalizador da transformação que, quando corretamente aplicada, pode transformar por completo empresas e fazer as pessoas viverem muito melhor. Todo o conteúdo deste Blog é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).