Por muito tempo modelos em 2D foram utilizados para o desenvolvimento de projetos na área da construção civil. Mas nos últimos anos, mudanças ocorreram e atualmente os projetos podem ser abordados de maneira diferente e apresentados em modelos 3D digitalizados. Isso se deve ao que é chamado de BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção), ele é responsável por modelos digitais e precisos de projetos de construção.
Ganhando cada vez mais espaço, inclusive no Brasil, o BIM vem ajudando empresas e profissionais na tomada e comunicação de decisões, desde o início e durante toda a vida útil do projeto, isso parece muito bom não? por isso vamos apresentar um pouco mais sobre o BIM e um pouco sobre as vantagens de sua utilização.
BIM pode ser definido como um conceito que trabalha com a modelagem de todas as informações de um projeto de construção. Um verdadeiro modelo BIM é na realidade uma equivalência virtual da construção real.
A partir desse conceito são desenvolvidos modelos 3D digitais precisos e integrados a todas as disciplinas da engenharia que fazem parte de todo o clico de vida de um edifício. Ou seja, modelos inteligentes. Em outras palavras, o BIM se trata de um fluxo de trabalho integrado que envolve uma maneira para projetar, construir e operar edificações utilizando modelos 3D. O que proporciona resultados mais precisos.
Após esclarecer um pouco do que é BIM, resta entender como ele pode ajudar no desenvolvimento de projetos de edificações. A partir desses modelos inteligentes, aqueles que estão envolvidos no projeto compreendem melhor seu funcionamento, o que permite resultados melhores e mais concisos.
Para que isso ocorra, a utilização do BIM garante alguns benefícios, como por exemplo a redução no orçamento. As informações e dados mais precisos, podem permitir a redução na variação do orçamento (algo fundamental na situação econômica atual). Quando alguma informação é modificada todo o restante do projeto também é atualizado e recalculado, assim é muito mais fácil realizar análises de custos e evitar outros problemas.
Por serem integrados, os modelos BIM permitem que sejam, analisados, visualizados e até mesmo quantificados com base em informações e características reais. O que facilita algumas tarefas como análises estruturais, simulação de construção e também estimativa de custos.
O BIM, é considerada ainda uma avanço importante e vem se mostrando uma ótima solução, pois está cada vez mais presente na área da construção por trabalhar de maneira integrada todas as disciplinas desse setor. Para aqueles que desejam trabalhar com este conceito, ele pode ser usado para apresentar visualizações realísticas em 3D, alternativas de gerenciamento e alterações, simulações de todas as informações presentes em um modelo BIM, como dados de arquitetura e infraestrutura e para o gerenciamento de dados não visíveis como cronogramas e orçamentos.
Se ficou interessado, atualmente estão disponíveis no mercado diversas ferramentas e softwares poderosos que trabalham com a modelagem da informação da construção (Building Information Modeling – BIM), mas isso ficará para uma próxima matéria.
Somos apaixonados por software! Acreditamos na tecnologia como instrumento catalizador da transformação que, quando corretamente aplicada, pode transformar por completo empresas e fazer as pessoas viverem muito melhor. Todo o conteúdo deste Blog é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).