Saiba mais sobre nuvem de pontos
Saiba mais sobre nuvem de pontos e como ela pode ser utilizada.

Saiba mais sobre nuvem de pontos e como ela pode ser utilizada.

A utilização da “Nuvem de Pontos” vem crescendo no desenvolvimento de projetos, tornando-se mais frequente e até mesmo mais viável (economicamente) em algumas situações, substituindo inclusive o trabalho manual de campo para o levantamento de dados. Para que se obtenha o máximo de informações através da nuvem de pontos, é necessário um hardware e software adequado.

Hoje muitos softwares trabalham com a nuvem de pontos ou vem adotando essa tecnologia, que tem como principal vantagem a possibilidade de redução de custo no desenvolvimento de projetos. Apesar do uso da nuvem de pontos estar crescendo e de algumas vantagens oferecidas por ela, algumas dúvidas podem surgir principalmente para aqueles que são novos no setor.

Porque nuvem de pontos?

A nuvem de pontos, pode ser considerada uma junção de todos os pontos por meio de cenas independentes de determinada superfície. Cada ponto capturado em uma varredura representa coordenadas cartesianas (XYZ) que quando inseridas em um sistema de coordenadas tridimensional fornece informações mais concisas e em um curto espaço de tempo.

Através da nuvem de pontos é possível medir elementos, identificar e visualizar as obras com mais precisão, ou seja, uma representação fiel de objetos, locais, superfícies e claro, construções. A representação através dos pontos pode inclusive ser colorida, o que facilita a identificação de materiais por meio de uma representação próxima do real.

Como é feita?

Uma nuvem de pontos nada mais é que o resultado de um escaneamento que pode ser feita através de fotos da superfície ou através de um scanner a laser 3D. Os raios laser realizam uma varredura detalhada que permite capturar os dados automaticamente, e de maneira rápida se obtém os pontos precisos da superfície escaneada.

Atualmente existem empresas especializadas em realizar escaneamentos a laser, assim como softwares especializados para o trabalho com a nuvem de pontos. Quando realizada por um scanner 3D especializado, a varredura gera uma grande quantidade de pontos e para garantir a resultados ainda melhores o scanner pode acompanhar uma câmera integrada para o registro de fotos coloridas, o que gera uma nuvem de pontos com representação real das cores dos elementos escaneados.

Quando utilizar a nuvem de pontos?

Como já apontamos, o uso da nuvem de pontos pode proporcionar benefícios como redução de custos e dados mais precisos, além do curto espaço de tempo para que este trabalho seja realizado. A nuvem de pontos pode ser utilizada principalmente para as-built, geração de documentação 3D e levantamentos topográficos, que podem atender diferentes segmentos, como engenharia, arquitetura e construção civil, além de geologia, patrimônio, agrimensura, cálculo de volume e outros.

Já mencionamos aqui que existem uma grande variedade de softwares para o trabalho com a nuvem de pontos, mas hoje a utilização da nuvem de pontos vem crescendo também nos processos de modelagem BIM (Building Information Modeling) provavelmente por influência da possibilidade de reduzir de custos e prazos. O conhecimento de tecnologias como essas está se fazendo cada vez mais necessário, principalmente para profissionais e empresas em busca de oportunidades para otimizar seus projetos.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone
 

Comentarios do Facebook

 
 

Sobre o Original é Melhor

Somos apaixonados por software! Acreditamos na tecnologia como instrumento catalizador da transformação que, quando corretamente aplicada, pode transformar por completo empresas e fazer as pessoas viverem muito melhor. Todo o conteúdo deste Blog é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).