O termo “Realidade Virtual” já não deve ser tão novo para você, e a tecnologia relacionada a esse termo também não é tão recente quanto se pensa. Estamos acompanhando a ascensão da realidade virtual, o que parece beneficiar diferentes áreas do mercado, inclusive os setores de engenharia, arquitetura e construção, mas quer saber como? Vamos explicar um pouco mais.
Talvez seja interessante, antes esclarecer o que exatamente é a realidade virtual. Ela se trata de um ambiente 100% virtual, ou seja, um ambiente que não existe na realidade. Mas por meio de gadgets de realidade virtual, o usuário pode imergir e interagir com esse ambiente através da visão e audição, proporcionando uma experiência ainda mais convincente.
Além dos jogos
A realidade virtual se tornou muito conhecida, através do alto investimento de empresas do setor de games e entretenimento, afinal porque não levar o usuário a interagir com os personagens do seu jogo ou filme preferido? Hoje são disponibilizados dispositivos de realidade virtual voltados especialmente para games, mas é possível levar essa tecnologia e suas vantagens a outros setores do mercado.
Já imaginou interagir e visitar outras partes do mundo sem sair de casa? Simular um voo no espaço ou uma volta em montanha russa sentado na poltrona de da sua casa? Estas são apenas algumas das aplicações, mas por que não visitar também o espaço de seu apartamento antes mesmo de ficar pronto?
A possibilidade de interagir, testar e analisar projetos, arquitetônicos ou de construção, antes mesmo de inicia-los, talvez seja o grande destaque da utilização dessa tecnologia no segmento AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção). No caso de empreendimentos imobiliários, algumas empresas já fornecem esta experiência ao comprador, visitar e interagir com o espaço já finalizado em um ambiente completamente virtual.
Mas outro exemplo recente poderá levar o usuário não apenas a visualizar e interagir com o ambiente, mas também projeta-lo e visualiza-lo em tempo real. O Autodesk Stingray é um software voltado para o desenvolvimento de ambientes de realidade virtual não apenas para games mas também para projetos de design de construção. Aliado ao programa de design tridimensional, o 3DS Max, também da fabricante Autodesk, é possível visualizar os projetos através de uma renderização em tempo real.
Então além de visualizar, a utilização de gadgets de realidade virtual aliada a softwares como o Stingray, permitirá ao profissional de engenharia, arquitetura ou construção, a visualização de espaços, elementos e materiais próximos ao real. Isso pode facilitar inclusive os projetos e desenhos de colunas, superfícies e objetos, que podem ser alterados, movidos e redimensionados na hora. Outra vantagem seria a possibilidade de identificar falhas ou erros em projetos antes de iniciar a construção.
Esse pode ser o caminho de uma nova forma de se trabalhar, modificando e agilizando processos no desenvolvimento de projetos, incluindo os projetos baseados em BIM. Por enquanto o que podemos fazer é aguardar o aperfeiçoamento dessa tecnologia para que avance a outros setores do mercado.
Somos apaixonados por software! Acreditamos na tecnologia como instrumento catalizador da transformação que, quando corretamente aplicada, pode transformar por completo empresas e fazer as pessoas viverem muito melhor. Todo o conteúdo deste Blog é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).