Um Ataque Ransomware, ainda parece algo fora da realidade para muitas pessoas e empresas, o que não é bem o caso, pois o Brasil está entre o TOP 10 dos países que mais concentram ataques Ransomware no mundo segundo informações da Kaspersky Lab, acredite isso é muita coisa.
Mas o Ransomware não é uma ameaça recente, pelo contrário, este tipo de malware vem causando problemas já alguns anos, mas acabou ganhando força com a criptografia e com o surgimento do bitcoin, uma moeda virtual Irrastreável utilizada para efetuar o pagamento dos resgates.
Ele pode começar várias formas, como por exemplo, sistemas operacionais com falhas de segurança provocados pela falta de atualização, mas uma das formas mais comuns é a por meio de e-mails falsos que carregam um link ou anexo malicioso, que ao ser clicado, faz o download do Ransomware.
Após o download ele é instalado e inicia o processo de criptografia dos arquivos presentes no dispositivo ou na rede em que o usuário está conectado. Normalmente os arquivos só são descriptografados com uma chave, mas ela só é fornecida claro, com o pagamento do resgate. Em alguns casos os criminosos deixam inclusive, instruções de como o usuário deve efetuar o pagamento para ter suas informações de volta.
O que você precisa saber para evitar ser vítima de um ataque Ransomware é, manter seu dispositivo e antivírus 100% atualizado, não fazer o download ou clicar em links suspeitos e fazer um procedimento de backup regularmente para casos de emergência.
E você? o que faz para se proteger?
Somos apaixonados por software! Acreditamos na tecnologia como instrumento catalizador da transformação que, quando corretamente aplicada, pode transformar por completo empresas e fazer as pessoas viverem muito melhor. Todo o conteúdo deste Blog é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).