O perigo dos Ransomwares para empresas
ransomware1

Ataques de Ransonwares são cada vez mais frequentes em empresas.

Um tipo de malware tem se destacado e vem sendo muito utilizado por hackers por ser uma forma fácil de se ganhar dinheiro através do sequestro de informações, o chamado Ransomware. Não sabe o que é Ransomware? Ele é conhecido também como vírus sequestrador, e possui basicamente dois tipos, os Blockers, que bloqueiam o acesso a dispositivos e aplicações e os Cryptors, que criptografam dados e arquivos. Mas em ambas as situações só se obtém (ou não) seu dispositivo ou seus arquivos de volta com um pagamento de “resgate”.

Mas por que a notoriedade dos Ransomwares só agora? Talvez porque os alvos deixaram de ser usuários comuns e agora passam a ser empresas, grandes indústrias e órgãos públicos. Mas para os brasileiros a preocupação talvez deva ser maior, pois só o Brasil concentra 92% dos ataques de Ransomware na America Latina segundo informações da Kaspersky Lab.

Como isso pode prejudicar seu negócio

Um ataque de ransomware pode afetar sua empresa de diversas formas, como a paralisação do sistema que consequentemente leva a paralisação das operações da empresa. Outro dano é a possível perda de informações críticas, o que ocorre é que alguns casos mesmo com pagamento os dados não são devolvidos.

Claro que não poderíamos deixar de lado os prejuízos financeiros causados, mas além dos problemas que já mencionamos outras consequências podem surgir, como a perda de credibilidade com seus clientes, pois sua empresa poderá não parecer tão segura e confiável quanto antes.

Sua empresa tem um plano de ação?

Não há nenhum milagre para evitar esse tipo de ataque, mas um plano de ação para proteção das informações pode ajudar e muito, por isso listamos algumas atitudes fundamentais que devem ser tomadas para evitar esse tipo de problema.

1. Fazer backups de dados regularmente;

2. Utilizar soluções de segurança corporativa confiáveis;

3. Manter softwares e aplicações sempre atualizados, corrige falhas de segurança;

4. Informar os usuários sobre práticas de segurança para evitar ciberataques.

A última dica, mas não menos importante, é não pagar o resgate antes de buscar outras soluções. No mercado estão disponíveis ferramentas que devem lidar com o bloqueio e com a criptografia, ou seja, maneiras de remover ransomwares, não ha garantias, mas em casos onde o Blocker ou Cryptor já é conhecido as ferramentas podem até funcionar. A própria Kaspersky disponibiliza ferramentas desse tipo que prometem ajudar usuários comuns e empresas a lidar com este tipo de problema tão incomodo.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone
 

Comentarios do Facebook

 
 

Sobre o Original é Melhor

Somos apaixonados por software! Acreditamos na tecnologia como instrumento catalizador da transformação que, quando corretamente aplicada, pode transformar por completo empresas e fazer as pessoas viverem muito melhor. Todo o conteúdo deste Blog é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).