Windows Server 2012: Novidades no licenciamento
22

A Microsoft disponibilizou para o mercado brasileiro o Windows Server 2012.

Desde os primeiros dias deste mês de Setembro, a Microsoft disponibilizou ao mercado brasileiro o Windows Server 2012. Um sistema operacional para servidores extremamente robusto, que foi reescrito e recheado de novidades, levando a experiência que a Microsoft possui na construção e operação de nuvens públicas para a plataforma de servidor usada em nuvens privadas.

Além dos diversos novos recursos – que tratarei dos principais em outro post – o Windows Server 2012 reduz a quantidade de edições e simplifica o licenciamento, ficando mais fácil identificar o produto certo e reduzindo o custo total de propriedade.

ADEUS ENTERPRISE e SBS!

Uma grande novidade é a descontinuação da edição Enterprise, agora só há Windows Server Standard e Datacenter. Ambas sem qualquer limitação de recursos e funções. Isto mesmo! Todos os recursos do Windows Server 2012, sem pegadinhas ou asteriscos, estão presentes em ambas edições! A única diferença encontra-se no critério “virtualização”, que explicarei adiante.

Outra edição que foi embora (e vai com Deus) é o Small Business Server, famigerado SBS – versão do Windows Server contendo um pacote de aplicativos embarcado e que tinha foco pequenas empresas. Agora temos o Windows Server Essential, para empresas até 25 usuários, e continuamos com a edição Foundation, para empresas até 15 usuários. Vale frisar que estas duas edições (Essential e Foundation) por sua vez, não possuem todos os recursos presentes no Standard/Datacenter. Se você precisar por exemplo de serviços de federação de AD ou do Hyper-V, é melhor não se engraçar com estas edições.

VIRTUALIZAÇÃO É A BOLA DA VEZ

Como adiantei acima, a grande diferença entre as edições Standard e Datacenter do Server 2012 encontra-se no quesito virtualização. A Standard é focada em ambientes minimamente virtualizados e cada licença dá direito de rodar até duas máquinas virtuais (VM) com sistema Windows Server, sendo que – caso estiver sendo utilizado este limite de máquinas virtuais – o servidor físico (host) só poderá ser utilizado para gerenciar as VMs.

A edição Datacenter, por sua vez, permite o uso ilimitado de VMs rodando Windows Server, neste caso o hardware é que vai determinar o limite de VMs.

É possível comprar mais de uma licença Standard, caso você desejar mais máquinas virtuais. Por exemplo, em um ambiente em que você possui um servidor físico e três máquinas virtuais, é mais econômico comprar duas licenças Standard, do que uma Datacenter. Nas minhas contas, para até quatro máquinas virtuais, compensa comprar a Standard. Acima disto aposte na Datacenter.

As edições Essential e Foundation não possuem recursos de virtualização.

QUANTOS PROCESSADORES SEU SERVIDOR TEM?

A quantidade de processadores físicos instalados no servidor (não confundir com núcleos), agora passam a fazer diferença na quantidade de licenças Windows Server necessárias.

Cada licença Standard e Datacenter licenciam no máximo dois processadores, independentemente da quantidade de núcleos (cores). Como a maioria dos servidores presentes nas pequenas empresas não ultrapassam este número, a grande maioria dos “mortais” não se preocuparão com isto. Mas se o seu servidor possuir mais de dois processadores, você deverá comprar a quantidade de licenças necessárias para o mesmo. Exemplo, um servidor com seis processadores, necessitará de três licenças Standard ou Datacenter.

A versão Essential tem limite máximo de dois processadores, isto é, não pode ser instalada em servidores que possuem mais que esta quantidade de processadores físicos.

Finalmente, a versão Foundation é feita para servidores com um único processador.

AINDA PRECISAREI DE CAL?

CAL, ou Client Access License (licença de acesso a clientes), será ainda necessária se você adquirir a versão Standard ou Datacenter. A matemática é simples e básica: basta somar a quantidade de dispositivos e usuários que acessam recursos do servidor, o número que for menor representa a quantidade de CALs que sua empresa deverá adquirir.

Uma empresa com dez usuários e cinco computadores, deve comprar cinco CALs por dispositivo. Já uma empresa com cinco usuários e dez computadores, será mais econômico comprar cinco CALs por usuário. Faça suas contas e defina a quantia de CALs que você precisa adquirir.

Está pensando em usar a versão Essential ou Foundation? Então você não precisará esquentar a cabeça com CALs, uma vez que ambas versões já estão prontas para 25 e 15 usuários respectivamente.

E a famosa CAL de TS (ou Remote Desktop Services Cal)? Independente da edição do Windows Server que você escolher, se você usar Terminal Services, será necessário adquiri-la para cada usuário ou dispositivo que fizer uso deste recurso. Lembrando que o usuário que acessar o servidor por TS também precisará da CAL padrão. Exemplo, uma empresa que tem dez usuários e destes, cinco fizerem uso de TS, precisará então adquirir dez CALs padrão e mais cinco CALs de TS.

COMO POSSO COMPRAR?

Foundation só está disponível no formato OEM, diretamente instalada pelos fabricantes em novos servidores, não sendo possível comprar esta edição de forma avulsa. Todas as demais edições, incluindo as CALs, podem ser adquiridas no formato Open ou Open Value.

Ainda é possível comprar serviços Microsoft no ato da compra da licença. São conhecidos como Software Assurance (SA), e agregam um amontoado de benefícios às suas licenças. Entre eles, suporte técnico avançado nível II, direito a novas versões, licença grátis para fins de backup e etc.

Para os saudosistas (é eu sei que as vezes somos forçados em continuar no passado, por força de nossa estrutura de TI) ainda é possível utilizar a versão 2003 ou 2008 através do chamado downgrade. Basta comprar o Windows Server 2012 e receber o direito – sem custo adicional – de “voltar” para a versão desejada.

Consulte um especialista da Buysoft e ele te ajudará na definição de seu ambiente de TI, melhores práticas de licenciamento e melhores custos, incluindo opções de financiamento da compra.

Clemilson Correia
Especialista em Licenciamento
@cclemilson

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone
 

Comentarios do Facebook

 
 

Sobre o Original é Melhor

Somos apaixonados por software! Acreditamos na tecnologia como instrumento catalizador da transformação que, quando corretamente aplicada, pode transformar por completo empresas e fazer as pessoas viverem muito melhor. Todo o conteúdo deste Blog é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).