Conhece o vírus Ransomware?

Sabemos que inúmeros tipos de malwares, também conhecidos como vírus, mas você já ouvir falar sobre o vírus Ransomware?

Como todos os outros malwares o ransomware veio para prejudicar e em alguns casos, gerar grandes prejuízos para o usuário e também é claro, para empresas. Sua infecção acontece como muitos outros vírus. Através de arquivos infectados, anexados a e-mails, ou aproveitando brechas na rede, ele impede a realização de tarefas vitais no computador, executando funções sem a permissão do usuário.

Mas como toda tecnologia, os ransomwares estão se aperfeiçoando, com isso novas ameaças surgem aumentando também o número de ataques. Segundo informações divulgadas pela Kaspersky LAB, só no primeiro trimestre do ano passado, 2.900 novas ameaças foram identificadas e cerca de 372.602 ataques foram detectados pelas soluções de segurança da empresa. A tendência é que esse número, cresça ainda mais em 2017.

Mas os ransomwares, não apenas incomodam seus usuários, eles definitivamente sequestram suas informações, ou seja, você não consegue mãos acessa-los, ou visualiza-los. Isso é feito através de uma criptografia rigorosa, bloqueando arquivos com senhas ou anulando seus formatos. A liberação em alguns casos ocorre apenas com uma chave especifica, fornecida pelo criminoso após o pagamento do resgate.

O que fazer?

Se livrar desse malware, as vezes não é tão fácil assim, pois apenas pagar o resgate não pode garantir o retorno dos seus arquivos. Em momentos como este, os usuários dificilmente pensam no que fazer e rapidamente pagam o resgate para obter suas informações de volta, que no Brasil, pode envolver uma grande quantidade de dinheiro, principalmente se ele for feito em bitcoin.

Mas especialistas em segurança, e a própria Kaspersky, recomendam constantemente que o resgate não seja pago, isso porque existe a chance de descriptografar suas informações sem muito esforço, com ferramentas desenvolvidas pela fabricante para recuperar informações sequestradas por ransomwares já conhecidos.

O fato é que, a melhor e única forma de evitar transtorno com esse tipo de ataque é a prevenção. Mesmo com pequenas e simples atitudes, é possível evitar o ransomware a manter todas a suas informações seguras, como por exemplo, manter seu sistema operacional, softwares e aplicativos, sempre atualizados, utilizar um antivírus de confiança, gerenciar o uso correto dos equipamentos e navegação pelos usuários e ainda mais importante, manter um backup seguro, de tudo que for necessário para você e para seu negócio.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone
 

Comentarios do Facebook

 
 

Sobre o Original é Melhor

Somos apaixonados por software! Acreditamos na tecnologia como instrumento catalizador da transformação que, quando corretamente aplicada, pode transformar por completo empresas e fazer as pessoas viverem muito melhor. Todo o conteúdo deste Blog é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).