Dicas sobre como escolher a nuvem certa para sua empresa
nuvem2

Como diferentes modelos de nuvem podem ajudar sua empresa.

A proteção e segurança de informações corporativas ainda são capazes de incomodar pequenos e grandes empresários, que atualmente enxergaram nos serviços em nuvem uma possível solução não apenas para os problemas de segurança, mas também de armazenamento e escalabilidade.

Os serviços mais comuns e que estão cada vez mais atraindo usuários corporativos, são os modelos chamados de nuvem pública, privada e hibrida, no entanto, cada uma possui suas particularidades e benefícios e alguns aspectos devem ser levados em conta na hora de adotar alguma dessas soluções, o que pode tornar essa tarefa um pouco mais complexa. Mas caso fosse necessário, você saberia escolher qual a melhor opção de nuvem para seu negócio? Para responder essa pergunta, vamos esclarecer as principais diferenças entre esses modelos e como eles poderiam atender as necessidades de sua empresa.

A nuvem pública pode ser considerada a mais econômica, pois é fornecida por um provedor e é compartilhada com outras empresas em diferentes níveis de acesso através da internet. Assim o provedor fornece a hospedagem e manutenção dos dados em uma estrutura própria, e a empresa que contrata o serviço paga apenas pelo que utiliza.

Já a nuvem privada, é considerada a de implantação mais cara e normalmente é recomendada para negócios de médio e grande porte. Ofertando uma infraestrutura apenas para o seu negócio, ela pode ser ambientada interna ou externamente. Ela oferece também, de modo geral, maior controle sobre os dados,  que ficam sob a responsabilidade da equipe de TI da própria empresa.

Uma mistura dos modelos anteriores, a nuvem hibrida pode ser a solução ideal para muitas empresas, pois é possível manter recursos hospedados em nuvem privada e também em nuvem pública conforme a necessidade de sua empresa. Portanto a nuvem hibrida garante não apenas segurança na parte privada, mas também mais flexibilidade e agilidade a partir da nuvem pública   .

Apesar das aparentes vantagens que cada dessas soluções pode oferecer, ao avaliar corretamente as necessidades de seu negócio, outras opções podem ser mais interessantes. Então para ajudar, é necessário responder a seguinte questão, porque afinal, minha empresa precisa de um serviço de nuvem?

Caso sua empresa utilize com frequência atividades que exigem colaboração, ou então tenha a necessidade de flexibilidade tecnológica em momentos de pico, a nuvem pública pode ser ideal. Outras situações indicadas para o uso deste tipo de nuvem são para a hospedagem de plataformas para desenvolvimento de software e também para a hospedagem de dados não sensíveis, ou seja, que não necessitam de uma proteção e controle constantes.

Mas como mencionado anteriormente, se sua empresa necessita de um pouco mais de segurança, aplicações consistentes e principalmente, controle total sobre as informações armazenadas em nuvem, o modelo privado pode atender perfeitamente essa demanda, principalmente quando seu negócio lida frequentemente com por exemplo, dados e informações financeiras, a hospedagem de informações como essa em um ambiente privado garante toda segurança e proteção fundamental.

Já possuo uma infraestrutura interna, mas não é o suficiente, e agora? A nuvem hibrida responde a essa demanda perfeitamente, pois é ideal para empresas que já possuem uma infraestrutura própria mas precisa ampliar sua capacidade em algumas situações. Ou seja, sua empresa poderá garantir a segurança dos dados armazenando-os em ambiente privado e mais flexibilidade com o ambiente público que pode receber sistemas como serviços e suportar ambientes para testes por exemplo.

Outra dica interessante é categorizar seus dados, aplicações e outras informações, ou seja, determinar o que deve ir a nuvem privada e o que pode ser alocado em uma nuvem pública. Dados importantes por exemplo, podem ser armazenados e gerenciados internamente, já aplicações e outras informações podem ser direcionados e uma solução pública, pois a comunicação e interação se torna mais rápida e fácil.

Ao determinar qual a melhor opção para sua empresa, outra pergunta pode gerar dores de cabeça, qual o provedor certo? É valido ressaltar a importância de se escolher o provedor certo, aquele que realmente possa atender suas necessidades e objetivos, que possuem confiabilidade e atendam negócios similares ao seu, pois nem sempre o mais conhecido ou mais experiente pode garantir o melhor desempenho e segurança para seus dados.

Por que mais que aparente ser um processo complicado, a escolha de uma solução em nuvem pode se tornar algo mais interessante e capaz de render bons resultados para o desempenho dos dados de sua empresa, resultados estes que abrangem segurança, produtividade e eficiência.

Basta aplicar as dicas acima quando precisar tomar essa decisão, que além de ajudar a escolher a nuvem certa para sua empresa, garantem auxílio na hora de escolher seu provedor e como aproveitar esse tipo de serviço. Tudo pode ser feito sem complicações para garantir a escolha da melhor solução em nuvem para o seu negócio.

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone
 

Comentarios do Facebook

 
 

Sobre o Original é Melhor

Somos apaixonados por software! Acreditamos na tecnologia como instrumento catalizador da transformação que, quando corretamente aplicada, pode transformar por completo empresas e fazer as pessoas viverem muito melhor. Todo o conteúdo deste Blog é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).