Como gerenciar dispositivos e aplicativos
gerenciar-dispositivos-ems

Gerenciar dispositivos e aplicativos de forma fácil e segura.

O Gerenciamento de Dispositivos e Aplicativos Móveis é outro componente presente no Microsoft EMS e segundo a fabricante, contem soluções fundamentais para as empresas que necessitam de mobilidade corporativa. O fato é que um componente como esse se faz cada vez mais necessário, pois o uso e a variedade de dispositivos disponíveis no mercado vêm crescendo, assim como sua presença em ambientes organizacionais e de tendências como de BYOD (Bring Your Own Device, Traga seu Próprio Dispositivo).

Esse grande volume de dispositivos é acompanhado também de um grande volume de aplicações e claro de desafios a serem enfrentados pelas organizações e seus departamentos de TI. Afinal como gerenciar tantos dispositivos e continuar mantendo as informações empresariais sempre seguras? Para a Microsoft Corporation, o Enterprise Mobility Suite contem as soluções de gerenciamento necessárias para superar desafios como este e sem gerar custos com infraestrutura.

Fácil fácil

A principal solução disponível é o Microsoft Intune, que oferece recursos para o gerenciamento simplificado de dispositivos móveis, aplicações e também de PCs na nuvem. Ele é integrado ao System Center 2012 Configuration Manager, o que permite gerenciar os aplicativos locais ou na nuvem, seja feito através de um único console.

Outra vantagem desse console, é que através dele seria possível gerenciar aplicativos de diferentes dispositivos e sistemas operacionais como iOS, Android, Windows e também Windows Phone. Os colaboradores teriam também a possibilidade de registrar e gerenciar seus próprios dispositivos, assim como instalar aplicativos corporativos de maneira fácil a partir de um portal self-service da empresa, parece fácil não?

O que mais?

Alguns dos outros benefícios que acompanham o Intune segundo a Microsoft, são responsáveis por simplificar as tarefas de gerenciamento. Alguns exemplos são a implantação automática de certificados Wi-Fi, VPN e de perfis de e-mail assim que um novo dispositivo é registrado e a configuração de permissões para ações remotas, como redefinição de senha e o bloqueio de dispositivos.

A segurança é outra promessa do Microsoft Intune, que até então além de otimizar a produtividade de seus colaboradores oferece recursos voltados a proteção de informações corporativas. Alguns dos recursos são, a restrição de aplicativos para evitar o vazamento de informações, proteção dos dados utilizando como base o status de inscrição do dispositivo e também em políticas de conformidade, e remoção dos dados de aplicativos quando um dispositivo é roubado, perdido, está fora de conformidade ou tem registro cancelado.

Com um formato abrangente de gerenciamento para dispositivos e aplicações, o Microsoft EMS e o Intune, seriam responsáveis por proporcionar não apenas o aumento da produtividade dos usuários, mas também a segurança das informações. Com base nas promessas da Microsoft quanto ao EMS, que mesmo sendo uma solução recente, aparentemente é ideal para empresas que buscam otimizar sua produção e a redução de custos sem a necessidade de uma infraestrutura voltada para o gerenciamento de dispositivos, mas esse ideal, somente o tempo vai dizer.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone
 

Comentarios do Facebook

 
 

Sobre o Original é Melhor

Somos apaixonados por software! Acreditamos na tecnologia como instrumento catalizador da transformação que, quando corretamente aplicada, pode transformar por completo empresas e fazer as pessoas viverem muito melhor. Todo o conteúdo deste Blog é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).