O que há de novo no Windows Server 2016
Windows Server 2016 será lançado ainda em Setembro com diversas novidades e recursos

Windows Server 2016 será lançado ainda em Setembro com diversas novidades e recursos.

Ele está chegando! O Windows Server 2016 tem previsão de lançamento ainda para o mês de setembro na conferência Ignite, que este ano acontecerá entre os dias 26 e 30, em Atlanta. Por isso vamos nos adiantar e apresentar algumas das novidades da edição de um Windows Server que a Microsoft garante ser ainda mais seguro e pronto para a nuvem com recursos inspirados e baseados no Microsoft Azure.

Ele ainda poderá ser encontrado nas edições Datacenter e Standard, a primeira é ideal para ambientes altamente virtualizados de nuvem híbrida ou privada. Já a edição Standard, é indicada para ambientes com pouca ou nenhuma virtualização. A Microsoft ainda não revelou muitas informações sobre as outras edições do Windows Server 2016, mas alguns dos novos recursos e funcionalidades sim, e vamos apresentar um pouco deles aqui.

O que foi melhorado

A Microsoft vem reforçando na comunicação do lançamento do novo sistema a questão da segurança. Direcionado aos negócios, o Windows Server 2016 deve apresentar novos recursos e camadas de segurança interna, que eliminam ameaças emergentes, protegem máquinas virtuais, e facilitam o controle de acesso. Melhorias foram feitas também nos recursos de armazenamento. O novo Windows Server, permitirá aos usuários a construção de espaços e sistemas de armazenamento altamente disponíveis sem a necessidade de um Storage compartilhado.

Se você ou sua empresa trabalha com máquinas virtuais, pode achar interessantes algumas novidades que estão presentes no já conhecido Hyper-V, que foi otimizado e agora garante ao usuário a possibilidade de fazer configurações críticas em uma máquina virtual sem precisar desliga-la e trabalhar com memória adicional mesmo em maquinas com memória fixa.

As grandes novidades

Os chamados Contêineres são mais uma novidade do Windows Server 2016 e pode ser um recurso muito importante para quem deseja implementar aplicações na nuvem. O usuário pode iniciar vários containers (nas edições Datacenter e Standard o número é ilimitado) com diferentes aplicações de uma só vez utilizando o mesmo sistema operacional, mas com um desempenho isolado, ou seja, como se rodassem sozinhas dentro do sistema.

Mas não são apenas os containers do Windows que estarão disponíveis no Windows Server 2016. Os contêineres do Hyper-V são ideais para quem quer maior controle do que é executado pelo contêiner, pois é possível determinar quais e a quantidade de recursos que um contêiner poderá consumir.

E o Nano Server? Essa é uma novidade que está gerando grande repercussão. O Nano Server é uma nova opção de instalação do Windows Server 2016. Substancialmente menor, ele é administrado remotamente e foi otimizado especialmente para a nuvem. Mas além de ocupar menos espaço em disco, o nano server tem configuração rápida e um número menor de atualizações e reinicializações.

Para aqueles que não querem esperar para conhecer e testar recursos como os contêineres e a opção do Nano Server, podem aproveitar e fazer agora mesmo o download do Windows Server 2016 Technical Preview 5, última prévia antes do lançamento oficial, e a Microsoft garante que esta já é a edição feature complete, ou seja, já possui todos os recursos e funcionalidades da versão oficial. Se já fez o download, aguardamos seu comentário sobre o que achou do novo Windows Server 2016.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone
 

Comentarios do Facebook

 
 

Sobre o Original é Melhor

Somos apaixonados por software! Acreditamos na tecnologia como instrumento catalizador da transformação que, quando corretamente aplicada, pode transformar por completo empresas e fazer as pessoas viverem muito melhor. Todo o conteúdo deste Blog é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).